Digitalização no Ensino Básico

 

Não é de hoje que discute-se sobre novas metodologias de ensino e sobre o uso de novas ferramentas que auxiliem no processo de aprendizagem e proporcionem uma experiência de estudos mais dinâmica e efetiva. Já é falado sobre maior digitalização no ensino básico, como o aprendizado da programação para crianças e adolescentes. Indo além do uso da tecnologia, levando o aluno a compreender como é o funcionamento por trás da máquina.

Crianças e adolescentes estão cercados de tecnologia a todo momento. Segundo dados do TIC Kids Brasil 2021, 43% das crianças e adolescentes têm acesso a um computador com conexão à internet, onde 20% teve seu primeiro acesso à internet até os 6 anos de idade. Com a velocidade de atualização tecnológica, a Educação não teria como ficar para trás.

A inserção do ensino da programação tem revelado grande potencial no desenvolvimento da parte cognitiva da criança, estimulando a criatividade, concentração, comunicação, raciocínio lógico e coordenação motora. Prova-se então a eficácia e a necessidade de pensar, discutir e implantar novas formas de ensino com níveis mais profundos de digitalização no ensino básico.

São Paulo

Em São Paulo, o Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) tem trabalhado para levar ferramentas tecnológicas para instituições de ensino público do Estado. O CIEBP disponibiliza as chamadas Trilhas Especiais, onde alunos dos anos iniciais realizam atividades lúdicas e criativas que utilizem recursos tecnológicos, como a atividade de pixelização, que introduz a programação computacional através de desenhos.

De acordo com estudos do Governo do Estado de São Paulo, inserir mecanismos tecnológicos, como Inteligência Artificial na sala de aula, possibilita novas estratégias de ensino que incentivem o desenvolvimento do raciocínio lógico e a memorização dos estudantes, levando em consideração os aspectos do aluno como um todo.

Futuro Expo 2023

Na Futuro Expo 2023, abordaremos temas relevantes para o desenvolvimento da Educação no Brasil, abrindo discussões sobre novas metodologias e abordagens de ensino, como a digitalização no ensino básico das escolas. O evento acontece de 8 a 11 de agosto no Distrito Anhembi em São Paulo e irá fomentar ainda mais a Educação em toda a região.

Juntos vamos Empoderar Negócios para Grandes Propósitos e falar sobre o Futuro do setor educacional no Brasil.