Como a Educação pode mudar o mundo

 

A Educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer país. Através dela é possível gerar uma base sólida para o crescimento de um país em diversas áreas, como na saúde e na economia. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), por exemplo, é medido com base nos indicadores de países, como sua renda per capita, níveis de alfabetização, educação e também de saúde. Isso mostra como a Educação é um dos caminhos para que se possa mensurar a qualidade de vida.

Para que um país possa ser Transformado é inevitável que haja um alto investimento em Educação para que consequentemente haja um alto impacto na Economia, Inclusão, Combate à Pobreza, entre tantas outras. A Educação é uma chave de transformação por ser capaz de gerar benefícios essenciais para um país.

Através da Educação é possível aumentar o nível de conhecimento de uma população, o que impacta diretamente na distribuição de renda. Segundo Adriana Nicácio, um ano a mais de escolaridade impacta em média em 15% na renda de um cidadão. Há mais oportunidades trabalhistas quando o nível educacional aumenta. Portanto, a Educação impacta diretamente em questões econômicas e sociais, gerando maior senso de cidadania e também auxiliando no entendimento inclusivo, principalmente dentro das escolas.

No Brasil a realidade educacional ainda precisa de manutenções. Segundo pesquisas da UNICEF em 2022, cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes estão fora das escolas, totalizando 11% da população dessa faixa etária. Ainda que o cenário não seja o ideal, há lugares que trazem perspectivas positivas.

Esperança de Transformação

Fortaleza (CE) é uma das capitais melhor posicionadas em relação à Educação no Brasil. Com um índice de 5,3, a capital cearense ficou em 3º lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) de 2021, acima da média de 5,03 e empatando com Curitiba no ranking. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2019, Fortaleza também destacou-se em 5º lugar com a melhor média nos anos escolares iniciais (do 1º ao 5º ano) e 4o lugar nos anos escolares finais (do 6º ao 9º). Pensando no desenvolvimento educacional como um dos fatores acarretadores de outros índices em uma região, Fortaleza está em 6o lugar no ranking de PIBs entre as capitais brasileiras.

A Educação de fato tem um poder Transformador como nenhum outro. Os eventos e iniciativas da Futuro tem o foco de fomentar a Educação em grande escala em diversas regiões do Brasil. Com o propósito de levar Transformação de Vidas, vamos investir na Capacitação de Profissionais para que a Educação brasileira possa se desenvolver cada vez, gerando muitos resultados e muita Transformação.

Para mais notícias e informação continue navegando em nosso blog.